terça-feira, 15 de março de 2016
Aplicativos de Relacionamento
Uma experiência tão recente mas bem útil e cada vez mais popular: os aplicativos de relacionamento.
Um contingente crescente que já se acostumou com termos como "match" ou "crush" promove a ferramenta enquanto espaço privilegiado para aproximar pessoas. Os critérios são típicos de quem se conhece por vias convencionais (leia-se presencialmente) mas se valendo de um diferencial: talvez, sem o aplicativo, você nunca conhecesse tais pessoas. Considere que os círculos, os lugares públicos e a cultura de uma comunidade pode não favorecer a aproximação. Na dinâmica desses aplicativos, e interessar secretamente por alguém até que o segredo seja revelado pelo interesse mútuo é estimulante!
Essa conclusão surgiu após alguns meses de uso do Tinder e do Happn, dois dos mais populares. Cada um com suas características de funcionamento e seu perfil de usuário. Entendi que são os usuários que qualificam a experiência de se criar uma página pessoal que, de maneira bem simples, permite que a pessoa publique algumas fotos, indique algumas músicas para sua playlist pessoal e digite alguns caracteres sobre si. Nada complicado, né? Mas há relatos de mulheres criticando alguns traços característicos das páginas masculinas nesse ambiente, enquanto os homens reclamam das fotos femininas (pra variar, homens sendo homens). As mulheres reclamam de homens que partem pro ataque nas primeiras linhas do chat (esqueci de comentar que um chat surge quando duas pessoas demonstram interesse um no outro), que postam fotos de músculos, bebidas e hábitos perdulários ou hedonistas ao extremo. Mas se há demanda para tais páginas é porque há oferta, simples assim.
Nesse contexto, minha timidez dá espaço a uma segurança muito bem-vinda. Creio conseguir algum diferencial entre os criticados perfis a partir das ideias que escrevi. Minhas fotos não exprimem beleza física, mas sim algum estímulo a ser ilustrado pelo texto (uma relação inversa entre palavras e imagens). E o resultado é esperado: algumas moças interessadas, algumas batendo papo pelo chat e poucos encontros presenciais.
Tem até o caso de pessoas que eu via no corredor do trabalho frequentemente e só começamos a conversar devido ao aplicativo!
Claro, tem muita gente que critica, fala mal e até joga praga em quem usa. Muita gente frustrada, gente que no lugar de se apresentar, enumera uma lista de pré-requisitos para alguém ser elegível em seus critérios. Há de tudo nesses aplicativos! Afinal, é um invento humano para uso humano. Claro que esse é um contexto onde cada um busca mostrar o seu melhor. No meu caso, o melhor sempre está por vir...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário