Mostrando postagens com marcador ecologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ecologia. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de julho de 2009

Observando a Imprensa

Estive assistindo ao programa Observatório da Imprensa, na TV Brasil. Na pauta de hoje, o jornalismo e a ecologia. Participaram André Trigueiro da Globo News, Paula Saldanha do programa Expedições e Sérgio Abranches, do site O Eco. Achei inspirador! Não é comum uma editoria sobre meio ambiente nas redações e na verdade a coisa não é por ai.
Como foi dito no programa, o meio ambiente deveria estar em todas as editorias. Na experiência do site O Eco, os repórteres cobriam todo tipo de pauta pela lente da ecologia. Toda atividade humana tem impacto no planeta. Gostei muito da participação de André Trigueiro, eloquente e articulado, sobretudo em suas palavras finais na programa. Não considero aqui o viés do Michael Jackson (na data da morte de MJ, o Jornal das 10 esteve muito bem na reportagem). A Paula Saldanha me lembra o Globinho Repórter, claro. Mais de 30 anos difundindo o Brasil selvagem, seus povos e culturas.
Bem, mas por qual motivo o programa foi inspirador? Eh... eu achei que foi sim, conectou uns fios soltos aqui na cabeça. Ser profissional em comunicação deveria, primeiramente, ser um ecologista. Assumir em suas práticas o papel de reduzir o impacto da sua contribuição para as alterações climáticas. Encarar os fatos, conflitos e investigações jornalísticas como sua missão nesse planeta. Depende da comunicação a mudança necessária no comportamento da massa humana.
Não sei dizer se me tornei comunicador por vocação ou descuido, mas me sinto responsável em exibir a responsabilidade ambiental e estimular a fé na mudança. E por qual motivo não fiz isso ainda? Um dia eu respondo.