Estive assistindo ao programa Observatório da Imprensa, na TV Brasil. Na pauta de hoje, o jornalismo e a ecologia. Participaram André Trigueiro da Globo News, Paula Saldanha do programa Expedições e Sérgio Abranches, do site O Eco. Achei inspirador! Não é comum uma editoria sobre meio ambiente nas redações e na verdade a coisa não é por ai.
Como foi dito no programa, o meio ambiente deveria estar em todas as editorias. Na experiência do site O Eco, os repórteres cobriam todo tipo de pauta pela lente da ecologia. Toda atividade humana tem impacto no planeta. Gostei muito da participação de André Trigueiro, eloquente e articulado, sobretudo em suas palavras finais na programa. Não considero aqui o viés do Michael Jackson (na data da morte de MJ, o Jornal das 10 esteve muito bem na reportagem). A Paula Saldanha me lembra o Globinho Repórter, claro. Mais de 30 anos difundindo o Brasil selvagem, seus povos e culturas.
Bem, mas por qual motivo o programa foi inspirador? Eh... eu achei que foi sim, conectou uns fios soltos aqui na cabeça. Ser profissional em comunicação deveria, primeiramente, ser um ecologista. Assumir em suas práticas o papel de reduzir o impacto da sua contribuição para as alterações climáticas. Encarar os fatos, conflitos e investigações jornalísticas como sua missão nesse planeta. Depende da comunicação a mudança necessária no comportamento da massa humana.
Não sei dizer se me tornei comunicador por vocação ou descuido, mas me sinto responsável em exibir a responsabilidade ambiental e estimular a fé na mudança. E por qual motivo não fiz isso ainda? Um dia eu respondo.
Mostrando postagens com marcador observatório da imprensa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador observatório da imprensa. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 14 de julho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)
